Alunos do Vitória ´invadem´praias e promovem cidadania com sustentabilidade
Luvas, sacos plásticos, chapéus, protetor solar e muita disposição! Foram estes os ingredientes de uma aula de campo que ensinou uma bela receita de cidadania. Os alunos de todas as turmas do Fundamental I do Colégio Vitória, em Ilhéus, realizaram na manhã de hoje (16), um mutirão de limpeza de praias em dois pontos da cidade: na zona Sul, na praia dos Milionários, e no Centro, em frente à Catedral de São Sebastião.
Pais e professores acompanharam os alunos na atividade, além de outras crianças e jovens do Infantil, Fundamental II e Ensino Médio. A ação integra o projeto Estudo do Meio que objetiva conscientizar sobre o exercício da cidadania, respeito à vida, conhecimento da história e cuidado com os espaços urbanos e da natureza.
A turma do Vitória atuou em parceria com o Grupo de Amigos da Praia (GAP), formado por membros da comunidade, cuja importância pode ser medida também em números. Em um ano, o GAP retirou das praias 13 toneladas de lixo, o equivalente a 300 sacos.
A diretora do Colégio Vitória, Aninha Melo, destaca que a força desse exemplo está estruturada na crença e prática de uma escola que traz a humanização para o centro de suas reflexões e diretrizes, que pratica a empatia em todos os seus espaços e ajuda o ser humano a voltar a compreender que, em essência, ele é uma criatura do bem, voltada para o bem do planeta. “Ações como essa serão uma tônica da nossa escola, sempre. Junto com uma intervenção desse tipo, vem todos os conteúdos de estudos do ambiente, Ciências, Geografia, História e Filosofia, levando o aluno a pensar seu papel no mundo, hoje, e o que ele quer deixar para o futuro”, completa.